Você fica ansioso para ouvir seu filho falando inglês logo? Já ficou com a impressão de que por mais que você o estimule, ele produz pouco?
Essa ansiedade é completamente normal. Afinal de contas, queremos ver nossos filhos crescendo e se desenvolvendo bem, aproveitando as oportunidades que oferecemos a eles. Por outro lado, as crianças são extremamente sensíveis e sensitivas, percebem nossa inquietação e expectativa. Logo, uma atividade lúdica e leve, que na sequência é carregada de ansiedade e pressão (ainda que não demonstrada), pode gerar stress, frustração e interromper qualquer propósito, como, por exemplo, seu projeto de ter uma família bilíngue em casa.
Para diminuir toda essa ansiedade, queria te contar que seu filho pode estar apenas no período de silêncio, ou Silent Period, como é comumente conhecido no meio acadêmico.
O Silent Period é uma etapa muito importante na aquisição da segunda língua. É nesse momento que a criança processa a linguagem. Uma vez que a criança já se sente segura com a nova língua, ela quebra esse período de silêncio e começa a produzir.
Podendo durar entre algumas semanas e um ano, esse estágio é essencial para o processo de aprendizagem e consolidação do idioma. Durante o período de silêncio, nosso papel é seguir estimulando a criança com qualidade e naturalidade, respeitando essa fase de ouro.
A dica para passar por esse período tranquilamente é trabalhar bem com a linguagem corporal na hora da comunicação, manter a exposição à nova língua e ter persistência!
Quando você menos esperar, seu filho vai se comunicar em inglês, como se tivesse sido de uma hora pra outra: Mommy! Daddy! Water, please! I want to play more!
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe meu E-book: Criando filhos bilíngues em casa. e siga-me nas redes sociais: linktr.ee/renato.alcici