Renato Alcici
  • Home
  • O Renato
  • Projetos
  • Blog
Escolha uma Página

NOVIDADE

Uma lista de erros e um livro de acertos

Quando comecei a contribuir para o projeto da Família Bilíngue com o Renato, trazendo insights de sala de aula, dos meus estudos e trabalho, eu ficava sempre tentando buscar algo positivo no meu maternar para poder agregar. Professora de inglês há 21 anos, meu filho,...
Leia mais

4 práticas que apliquei na pandemia

Ano passado, quando percebi que a data de expiração do ensino remoto havia ‘se apagado da embalagem’, dei uma “minissurtada”. Achei cruel ter que expor meu filho a tantas horas de tela para que ele pudesse estudar. Fiquei aguardando os efeitos colaterais do desastre...
Leia mais

O que a Gisele Bundchen tem a ver com o bilinguismo?

Sabe quando te perguntam se você lê muito e você diz que sim e quando perguntam o que você está lendo ou leu recentemente e você cita uns 2 livros de bilinguismo, 1 sobre parentalidade e mais uns 3 artigos de aquisição de segunda língua? . Por isso decidi ler algo que...
Leia mais

Vou começar quando o bebê crescer

Ao mesmo tempo em que muitos pais têm acesso às vantagens de se começar uma criação bilíngue desde cedo (aumento da plasticidade cerebral, maior flexibilidade do aparelho fonador, melhor capacidade de distinguir os fonemas), outros ainda ficam na dúvida e acabam...
Leia mais

Que tom é esse?

Seu filho não precisa ser nenhum expert em línguas para saber que você está falando algo legal em inglês, espanhol, francês ou alemão! O seu tom de voz diz tudo o que ele precisa saber. Se você já interage com seus filhos em português, deve ter percebido que o tom de...
Leia mais

Animais que não vemos nos livros de inglês

Praticar os nomes dos animais com os filhos é uma delícia, né? As crianças ficam muito entusiasmadas e convenhamos, ver filmes, desenhos, ler livros, desenhar, aprender, conversar sobre os animais é relaxante, faz bem pro cérebro e nos conecta com a natureza.  Existem...
Leia mais

O LLIL é o CLIL das mães e pais bilíngues

O LLIL é o CLIL das mães e pais bilíngues Quando o nosso projeto para ter uma família bilíngue começou, em 1998, não tínhamos muita dimensão de como ele se desenharia. Tínhamos apenas a certeza de que queríamos fazê-lo e uma vontade genuína de oferecer o melhor para...
Leia mais

Contos de Fadas Modernas

Nós adoramos novidades na literatura infantil, mas também amamos recontar os clássicos para as nossas crianças. Já repararam que se você nunca contar oficialmente um clássico dos contos de fadas para a sua criança, ela o saberá de alguma forma? Seja pela escola, pela...
Leia mais

Criando um ambiente ideal de leitura

Muitos pais sabem intuitivamente a importância de se ler com as crianças. É um movimento natural de conexão e a oportunidade de se ter um olhar a respeito de vários assuntos através do mundo lúdico das historinhas infantis.  Para os pais que querem praticar ou já...
Leia mais

Little Scientists (Pequenos Cientistas)

Você tem um pequeno cientista em casa?  Se seu filho ama explorar, fazer perguntas, assistir vídeos de como as coisas funcionam, ou fazer experimentos, a resposta é SIM!!!.  Toda criança é naturalmente curiosa e investigativa. Por isso, quanto mais estimulada, mais...
Leia mais
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
CONTATO
  • Home
  • O Renato
  • Projetos
  • Blog

Na quarentena e após: criação com criatividade

por renatoalcici | jul 13, 2020 | Prática | 0 Comentários

Na quarentena e após: criação com criatividade

Como ser mãe e pai de crianças pequenas durante uma pandemia?

 

Estamos vivendo um novo paradigma, uma situação que nunca foi experimentada antes, por isso estamos todos aprendendo a conviver com a nova realidade. Se nós, pais e adultos, estamos tentando encontrar respostas e o melhor caminho durante este período de isolamento social, se nós mesmos nos encontramos muitas vezes perdidos, em dúvida, angustiados, assustados e ao mesmo tempo determinados a sobreviver a este momento que certamente vai passar, imaginem as crianças pequenas, que, além de imaturas e cheias de energia, absorvem tudo ao seu redor?

 

Por isso precisamos, em primeiro lugar, entender que tudo o que estamos vivendo e sentindo, nossos filhos também estão, muitas vezes de maneira ainda mais acentuada e sem os recursos que nós, adultos, já desenvolvemos ao longo da nossa trajetória. Mais importante ainda, precisamos ter a consciência de que, se esperamos que as nossas crianças enfrentem os desafios de aulas e amigos online, temos que nós mesmos estar dispostos a fazer ajustes.

 

Que tipo de ajustes?

 

Se meu filho pequeno precisa ficar diante de uma tela de computador para escutar a professora ou os colegas durante a aula e isso se mostrar uma tarefa extremamente difícil para ele, talvez eu possa dizer a ele:

 

“Eu vejo como isso é difícil para você, filho, por isso, quero fazer algo difícil também depois da aula. Você pode escolher um desafio para mim.”

 

Talvez seu filho te peça para jogar um jogo que você detesta no videogame com ele. Talvez ele te peça para voar, ou te peça para não fumar naquele dia. 

 

Se a sua filha não quer assistir aula, porque está entediada com a nova rotina (afinal de contas, ela é uma criança que precisa de espaço para explorar, amigos para brincar e diversas atividades para gastar toda a energia que possui), você pode também dizer:

 

“Eu também estou cansada de ficar em casa, mas nós precisamos fazer algumas coisas que não gostamos às vezes. Que tal se, depois da sua aula, a gente pegar suas tintas (ou a maquiagem da mamãe) e você me pinta?” 

 

A criatividade será a nossa maior ferramenta neste período de isolamento. As crianças se lembrarão destes dias como dias longos e chatos, ou como dias durante os quais fizeram todo o tipo de maluquice com os pais, assim que acabava a aula. 

 

As professoras e os professores também podem ser criativos, podem pedir às crianças que se vistam de maneira diferente, cada dia da semana numa cor diferente, que escolham uma música para mostrar aos amigos, que apresentem alguém da família e que interajam com essa pessoa sobre o tema da aula, que façam um penteado maluco ou que usem um chapéu diferente. Que encontrem objetos diferentes pela casa, que mostrem seu quarto e seus pertences favoritos.

 

Esse momento único que estamos vivendo pode ser de muito aprendizado, e não seria exatamente esse o objetivo da escola? Este é o momento para perguntarmos aos nossos filhos: “o que você quer aprender amanhã?”

 

E cabe a nós, pais, levar essas informações à escola e pedir que se aproveite este momento para deixar nossos filhos com sede de novidade.

 

Estamos vivendo uma enorme novidade. Somos fortes e sairemos desta mais fortes ainda.

 

E aí? Vamos inventar algo diferente amanhã?

Eu acho que aquele lençol velho pode virar uma bela cabana na sala…

Quem será que inventou as barracas?

Qual será a maior barraca do mundo? Vamos dormir na barraca esta noite? 

 

Por Cristiana Matos, my dear wife and greatest inspiration

 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe meu E-book: Criando filhos bilíngues em casa. e siga-me nas redes sociais: linktr.ee/renato.alcici

Posts recentes

  • Uma lista de erros e um livro de acertos
  • 4 práticas que apliquei na pandemia
  • O que a Gisele Bundchen tem a ver com o bilinguismo?
  • Vou começar quando o bebê crescer
  • Que tom é esse?

Categorias

  • Educação
  • História
  • Prática

Anterior

Um período de silêncio, please.

Próximo

Dressing up, o poder da fantasia

Você também vai gostar de ler

Contos de Fadas Modernas

jan 21, 2021

Little Scientists (Pequenos Cientistas)

nov 10, 2020

Dressing up, o poder da fantasia

out 28, 2020

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ME ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS

  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

© 2025 Renato Alcici

Feito com muito pela Resulter

  • Facebook
  • X
  • Instagram
  • RSS

Projetado por Elegant Themes | Desenvolvido por WordPress