Como ser mãe e pai de crianças pequenas durante uma pandemia?
Estamos vivendo um novo paradigma, uma situação que nunca foi experimentada antes, por isso estamos todos aprendendo a conviver com a nova realidade. Se nós, pais e adultos, estamos tentando encontrar respostas e o melhor caminho durante este período de isolamento social, se nós mesmos nos encontramos muitas vezes perdidos, em dúvida, angustiados, assustados e ao mesmo tempo determinados a sobreviver a este momento que certamente vai passar, imaginem as crianças pequenas, que, além de imaturas e cheias de energia, absorvem tudo ao seu redor?
Por isso precisamos, em primeiro lugar, entender que tudo o que estamos vivendo e sentindo, nossos filhos também estão, muitas vezes de maneira ainda mais acentuada e sem os recursos que nós, adultos, já desenvolvemos ao longo da nossa trajetória. Mais importante ainda, precisamos ter a consciência de que, se esperamos que as nossas crianças enfrentem os desafios de aulas e amigos online, temos que nós mesmos estar dispostos a fazer ajustes.
Que tipo de ajustes?
Se meu filho pequeno precisa ficar diante de uma tela de computador para escutar a professora ou os colegas durante a aula e isso se mostrar uma tarefa extremamente difícil para ele, talvez eu possa dizer a ele:
“Eu vejo como isso é difícil para você, filho, por isso, quero fazer algo difícil também depois da aula. Você pode escolher um desafio para mim.”
Talvez seu filho te peça para jogar um jogo que você detesta no videogame com ele. Talvez ele te peça para voar, ou te peça para não fumar naquele dia.
Se a sua filha não quer assistir aula, porque está entediada com a nova rotina (afinal de contas, ela é uma criança que precisa de espaço para explorar, amigos para brincar e diversas atividades para gastar toda a energia que possui), você pode também dizer:
“Eu também estou cansada de ficar em casa, mas nós precisamos fazer algumas coisas que não gostamos às vezes. Que tal se, depois da sua aula, a gente pegar suas tintas (ou a maquiagem da mamãe) e você me pinta?”
A criatividade será a nossa maior ferramenta neste período de isolamento. As crianças se lembrarão destes dias como dias longos e chatos, ou como dias durante os quais fizeram todo o tipo de maluquice com os pais, assim que acabava a aula.
As professoras e os professores também podem ser criativos, podem pedir às crianças que se vistam de maneira diferente, cada dia da semana numa cor diferente, que escolham uma música para mostrar aos amigos, que apresentem alguém da família e que interajam com essa pessoa sobre o tema da aula, que façam um penteado maluco ou que usem um chapéu diferente. Que encontrem objetos diferentes pela casa, que mostrem seu quarto e seus pertences favoritos.
Esse momento único que estamos vivendo pode ser de muito aprendizado, e não seria exatamente esse o objetivo da escola? Este é o momento para perguntarmos aos nossos filhos: “o que você quer aprender amanhã?”
E cabe a nós, pais, levar essas informações à escola e pedir que se aproveite este momento para deixar nossos filhos com sede de novidade.
Estamos vivendo uma enorme novidade. Somos fortes e sairemos desta mais fortes ainda.
E aí? Vamos inventar algo diferente amanhã?
Eu acho que aquele lençol velho pode virar uma bela cabana na sala…
Quem será que inventou as barracas?
Qual será a maior barraca do mundo? Vamos dormir na barraca esta noite?
Por Cristiana Matos, my dear wife and greatest inspiration
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