Seu filho não precisa ser nenhum expert em línguas para saber que você está falando algo legal em inglês, espanhol, francês ou alemão! O seu tom de voz diz tudo o que ele precisa saber.
Se você já interage com seus filhos em português, deve ter percebido que o tom de voz ao dar comandos, explicar as coisas ou pedir para fazer uma tarefa faz toda a diferença no resultado final da comunicação. As crianças aprendem desde bebês a reconhecer e usar as variações dos tons de voz (ou sons e grunhidos, no caso dos bebês que ainda não falam) para se expressarem.
Em uma pesquisa apresentada pela revista Frontiers of Psychology, os cientistas mostram que pessoas de diferentes culturas foram capazes de reconhecer, através de vocalizações gravadas, expressões variadas, independente da língua falada. Expressões como surpresa positiva e interesse foram identificadas por mais de 42% dos participantes. Por outro lado, expressões negativas como desprezo e aflição tiveram taxas de reconhecimento que variaram de 33 a 42% de reconhecimento.
“pessoas de diferentes culturas foram capazes de reconhecer, através de vocalizações gravadas, expressões variadas, independente da língua falada.”
T’al capacidade de reconhecer certas emoções, independente da língua, é inerente ao ser humano, mas como usar isso a favor do bilinguismo?
Falando com naturalidade, no tom adequado!
Sua criança poderá não compreender imediatamente alguma frase ou expressão em inglês, mas ela saberá seguramente que se trata de algo emocionante, enérgico ou divertido.
Varie as expressões para que ela assimile novas palavras e amplie o vocabulário. Por exemplo, ao invés de elogiar com o conhecido ‘very good’ (muito bom) use a palavra ‘awesome’ (incrível), no mesmo tom de ‘very good’. Que tal usar o tom mais sério de ‘let’s go to bed’ (vamos para a cama) para ensinar o ‘let’s get some sleep’ (vamos dormir)!
Acerte no tom, que o resto vem naturalmente!
Eu sou o Renato Alcici, brasileiro casado com brasileira e tenho um lar leve e feliz (90% do tempo) e bilíngue (100% do tempo)!