Sabe quando te perguntam se você lê muito e você diz que sim e quando perguntam o que você está lendo ou leu recentemente e você cita uns 2 livros de bilinguismo, 1 sobre parentalidade e mais uns 3 artigos de aquisição de segunda língua? .
Por isso decidi ler algo que não fosse relacionado ao trabalho ou meus interesses em parentalidade nesse fim de semana e me deparei com o livro da Gisele Bundchen, onde ela conta um pouco sobre sua história de vida. Claro que lá encontrei coisas sobre…. BILINGUISMO!
Além de ser fluente em 4 línguas, ela mora nos Estados Unidos com o marido e filhos que são americanos, foi criada em uma casa onde os pais só conversavam em alemão entre si, mas nunca com as filhas, para manter os assuntos privados. Gisele poderia ter feito a mesma coisa com os filhos, mantido o português como uma língua de comunicação apenas para ela e a família do Brasil, mas decidiu fazer o contrário: cria as crianças bilíngues, utilizando a técnica do OPOL (one parent, one language), na qual ela conversa em português com as crianças e o inglês é uma fonte vinda do pai, da escola, eventos sociais, etc.
Gisele conta como se sentia frustrada por não ter aprendido o alemão que era falado em casa, mas nunca direcionado para as meninas e decidiu que seus filhos aprenderiam o português para manter a conexão com sua família e suas origens.
Além de ser fonte da língua minoritária, ela também utiliza o Time and Place (Tempo e Lugar) para que as crianças tenham acesso a conteúdos em português, como na hora de assistir desenhos, por exemplo.
Livro escrito pela Gisele Bundchen sobre sua vida.
Ao longo do livro, ela relata como a disciplina e a dedicação foram fatores decisivos para que ela fizesse boas escolhas e levasse uma vida com mais presença, significado e conexão com a natureza. Certamente a disciplina e a dedicação estão diretamente relacionadas com o sucesso do bilinguismo em casa e ver o exemplo de uma celebridade em um interesse comum com o meu me deixa com mais gás para saber que é possível e o que é preciso para chegar lá.
Viva a Gisele, musa inspiradora e mãe bilíngue!
Paula Manzali, mãe do Pedro de 8 anos.
Parte da equipe Família Bilíngue, professora de inglês e praticante do inglês em casa de forma leve e divertida.