Muitos pais sabem intuitivamente a importância de se ler com as crianças. É um movimento natural de conexão e a oportunidade de se ter um olhar a respeito de vários assuntos através do mundo lúdico das historinhas infantis.
Para os pais que querem praticar ou já praticam o inglês em casa, ler histórias em outra língua oferece inúmeras vantagens como o aumento de vocabulário, associações entre a língua materna e o inglês, entendimento das estruturas de uma narrativa e prática de pronúncia e entonação. Porém, a maior vantagem de todas é a oportunidade de se conectar com a criança em um momento especial para vocês dois, um momento de vivência e entrega de ambos e isso vai gerar memórias afetivas e todo o aprendizado é potencializado nessa perspectiva.
No fundo, no fundo, não existe um ambiente físico ideal para se fazer a leitura, mas existe um mindset que os pais podem assumir, que será propício para que haja o máximo de absorção do que está sendo narrado ali. Veja bem, esse não é um passo a passo estilo receita pronta, pois cada pai e mãe sabe o que funciona com os seus pequenos, mas temos algumas sugestões que dão certo por aqui e que talvez possam funcionar com você também:
1º Faça da leitura um hábito de rotina
Inclua na rotina da criança um dia ou horário específico para a leitura. Crie o Reading Time (Hora da Leitura), faça uma musiquinha para esse momento, ritualize-o, faça a criança associar sempre esse momento com a leitura. Pode ser após o banho da noite ou antes de dormir, por exemplo.
2º Varie os lugares
As crianças amam e precisam de uma rotina, mas também adoram ser surpreendidas com coisas que para nós, adultos, parecem detalhes. Você pode fazer uma cabaninha de lençol e usar uma lanterna, pode ler na rede agarradinho com seu filho, no quintal, dentro de uma barraquinha. Variar o local irá criar experiências memoráveis.
3° Dê espaço para a criança escolher
Ela vai sempre escolher os mesmos livros? Sim, mas tudo bem! A criança aprende por repetição. Por isso ela sabiamente escolhe os mesmos livros, filmes, roupas, brinquedos e músicas várias vezes. Você pode inclusive, aproveitar a situação para ensiná-la sobre paciência e respeitar a vez do outro, propondo que cada dia alguém escolha um livro diferente.
4º Explore o livro
Da capa à página final, do antes até o depois. Crie um ambiente para que a criança esteja à vontade em sua natureza investigadora. Pergunte sobre a capa, sobre o tema da história, por que será que aquela personagem tomou certa atitude, será que poderia haver outra solução? Deixe que ela crie suas perguntas! Brinque de esconder parte das figuras e a criança tem que adivinhar o que está ali. Brinque de memorizar os detalhes das ilustrações. E tudo isso em inglês!
Valorize a capacidade de entender diferentes contextos e a imaginação da sua criança. Quando você cria o ambiente ideal, a leitura de historinhas em outra língua será muito bem recebida pela criança e, consequentemente, você estará dando a ela a chance de se tornar um excelente ouvinte e leitor de textos em inglês.
Paula Manzali, mãe do Pedro de 8 anos.
Parte da equipe Família Bilíngue, e praticante do inglês em casa de forma leve e divertida.