Praticar os nomes dos animais com os filhos é uma delícia, né? As crianças ficam muito entusiasmadas e convenhamos, ver filmes, desenhos, ler livros, desenhar, aprender, conversar sobre os animais é relaxante, faz bem pro cérebro e nos conecta com a natureza.
Existem grupos de animais que sempre aparecem nas obras e se bobear, seu filho já vai saber o nome deles antes que você perceba: zebra, elephant, lion, horse, dog, cat, bird e por aí vai.
Agora, na hora que você chega na lagoa do seu bairro, no parque ecológico da cidade onde moram os tios… não tem zebra, nem elefante,muito menos leão.
É muito provável que o seu filho vá ficar mais curioso com a capivara do que com os gatinhos ou os pássaros. E o gambá que apareceu na fazenda? Ou o assustador tiú (conhecido como teiú em algumas regiões) que fez todo mundo ficar horas falando dele, afinal de contas, parece um mini dinossauro!
Nenhum pai e mãe precisa pesquisar nomes de antemão, porque a naturalidade do viver é imprevisível e dá o tom certo das situações mais afetivas. Porém, esse ciclo de ter curiosidade -> procurar saber sobre o assunto -> trazer as respostas para a vida é o ciclo de aprendizagem mais bonito que se vê por aí e esse sim, vale a pena repassar para os filhos.
Quando aprendemos um nome de uma palavra menos usual em inglês, é provável que o guardemos com mais facilidade, dada a escassez de seu uso. Por isso, fizemos uma listinha (simples, pois nossa fauna é maravilhosamente extensa) de animais que são ‘daqui’, do nosso dia a dia, da casa da avó, do passeio na lagoa, no quintal ou na fazenda.
Ficou com dúvida na pronúncia? Indicamos o https://dictionary.cambridge.org/pt/ ou o https://www.ldoceonline.com/ , dicionários digitais que podem ser consultados online ou pelo app e têm áudio das pronúncias.
Me conta, tem algum animal que você já teve que pesquisar para falar o nome em inglês para sua criança?
Vamos adorar saber.
Take care!
Paula Manzali, mãe do Pedro de 8 anos.
Parte da equipe Família Bilíngue, professora de inglês e praticante do inglês em casa de forma leve e divertida.