Nós adoramos novidades na literatura infantil, mas também amamos recontar os clássicos para as nossas crianças. Já repararam que se você nunca contar oficialmente um clássico dos contos de fadas para a sua criança, ela o saberá de alguma forma? Seja pela escola, pela TV, através de filmes, versões originais ou diferentes, muitos conteúdos voltados para as crianças fazem uma referência aos contos de fadas.
Eu, particularmente, preferi contar os contos de fadas clássicos eu mesma para o Pedro, revivendo as vezes que eu os ouvi quando era pequena e juntando um pouquinho do que eu sou, do que ele é, para dar um toque muito personalizado às histórias. Resultado: Nossa Chapeuzinho Vermelho manda uma mensagem no Whatsapp para a avó, a Rapunzel passa creme no cabelo porque ele está sempre embaraçado e a Cinderela dormiu maratonando Netflix. O Pedro ama essas versões engraçadas e depois cria as dele também. Acredito muito no estímulo da criatividade através da contação de histórias.
Recentemente, comecei a pesquisar as versões em inglês dos clássicos para contar a ele e me surpreendi com a tradução de alguns. Mesmo com a minha experiência de 20 anos como professora de inglês eu não sabia!
Aproveito o fato dele conhecer as histórias bem e vamos 90% no inglês e algum apoio em português. Também brincamos de adivinha: eu falo o título em inglês e ele tem que adivinhar qual é em português ou vice-versa. Por aqui, Chapeuzinho Vermelho (na nossa versão, mandando mensagens no Whatsapp) é a história favorita. Seu título em inglês já encanta pela sonoridade e repetição de sílabas que acaba parecendo uma brincadeira para praticar a pronúncia. Haja língua para desenrolar, mas vale a pena!
Segue uma listinha de alguns títulos e suas versões em inglês:
Chapeuzinho Vermelho: Little Red Riding Hood
Bela Adormecida: Sleeping Beauty
Os 3 Porquinhos: The 3 Little Pigs
João e Maria: Hansel and Gretel
O Patinho Feio: The Ugly Duckling
Branca de Neve: Snow White
João e o Pé de Feijão: Jack and the Beanstalk
A Bela e a Fera: Beauty and The Beast
O Gato de Botas: Puss in Boots
Deixo aqui o link para um site onde você encontrará mais nomes de clássicos e algumas dicas de como começar a contar a sua historinha preferida.
Enjoy it!
Take care!
Paula Manzali, mãe do Pedro de 8 anos.
Parte da equipe Família Bilíngue, professora de inglês e praticante do inglês em casa de forma leve e divertida.