A experiência que tive criando meus filhos de forma bilíngue foi e ainda é extremamente gratificante. Requer esforço e foco, mas, mais que isso, requer uma vida familiar leve, equilibrada.
O sucesso do seu projeto bilíngue em casa e um lar feliz, divertido e leve têm que vir juntos.
Fácil falar, não é mesmo?
É preciso dizer que a minha rotina e a da minha família não foram e nunca serão perfeitas, e que o equilíbrio é algo a ser buscado diariamente. Sou pai, filho, irmão, professor, diretor, sócio, amigo, vizinho e, numa vida repleta de pessoas, de relacionamentos, altos e baixos são absolutamente comuns, mas eles nunca limitaram o meu projeto bilíngue em casa.
Dificuldades todos temos. Sim, alguns mais que outros. Mas, o que fazer com elas? Lamentar ou enfrentá-las?
Ter um lar leve e divertido começa por cuidar de você mesmo, pai ou mãe. Gosto de fazer uma comparação com as instruções dadas pelos comissários de bordo num vôo: “Em caso de despressurização da cabine, se você estiver com uma criança ao seu lado, coloque a máscara em você antes de ajudar a criança”.
Cuidar de você vai lhe dar energia para se desenvolver no seu trabalho, melhorar o bem-estar da sua família, investir tempo de qualidade nos seus filhos e no seu projeto bilíngue em casa. Você é o principal recurso para conseguir os seus objetivos.
Sempre há algo que podemos delegar, alguma atividade que podemos substituir. Se você parar para pensar, quantas atividades, convivências e até grupos de whatsapp que nada acrescentam poderiam ser “eliminados” da rotina para que se tenha tempo e energia para o que, de fato, importa?
No caso do projeto bilíngue em casa ou em qualquer outra empreitada pessoal ou profissional, ter você em boas condições é fundamental!
E se você está em boas condições, pode ser fonte de energia positiva para seu parceiro ou parceira, para seus filhos, para todos ao seu redor.
O lar leve, feliz e divertido é formado por pessoas que estão bem consigo mesmas, cientes das dificuldades que têm que enfrentar, e com postura ativa diante desses desafios.
E o Projeto Bilíngue em Casa depende desse lar, que sempre está buscando a leveza e a atitude positiva diante dos desafios.
Quem sabe o Projeto Bilíngue em Casa até possa lhe incentivar a cuidar de forma ainda melhor da base de tudo?
A base é você mesma, ou você mesmo!
Começamos hoje?
Vou dar 2 dicas simples para você começar a praticar o bilinguismo em casa com seu filho ou sua filha hoje, algo que vai fazer você se divertir também!!
- Ouçam música em inglês juntos. Mostre à sua criança algo que você gosta de escutar. Será ainda melhor se o inglês for claro, com as palavras bem pronunciadas. Melhor ainda se a letra envolver rotinas da criança (a produção de canções para rotinas infantis em inglês da familiabilingue.com.br dará frutos logo, logo).
- Vejam vídeos juntos. Algo que agrade à sua criança e que você também goste de assistir. O desenho animado da Dora, a Aventureira, em inglês, era o meu favorito. Meus meninos sempre me chamavam quando era o momento: “Dad, time for Dora!” Eles adoravam quando eu assistia com eles. É um desenho educativo e interativo. Vale à pena!
Uma ressalva sobre a metáfora do avião: Existem aqueles que colocam a máscara de oxigênio em si mesmos e se esquecem da criança! Cuidado para não se tornar um desses. Só de estar lendo esse artigo, você certamente não tem essa tendência. O equilíbrio nesse “cuidar de si” é essencial. Sempre!
Eu sou o Renato Alcici, brasileiro casado com brasileira e tenho um lar leve e feliz (90% do tempo) e bilíngue (100% do tempo)!
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe meu E-book: Criando filhos bilíngues em casa. e siga-me nas redes sociais: linktr.ee/renato.alcici